Eles Vivem

O filme de Ficção Científica de John Carpenter, Eles Vivem, pode ser um pouco datado, é verdade. Mas, este filme é, também, uma crítica social bem interessante e que apresenta alguns paralelos facilmente reconhecíveis com os dias em que vivemos.

Um homem da classe trabalhadora encontra um óculos que o permite ver que extraterrestres dominaram o planeta por meio de propagandas subliminares. No roteiro, a maioria das pessoas em posições sociais mais elevadas são et's, e os que não são acabaram trocando suas liberdades, e a do restante do mundo, por dinheiro e uma vida luxuosa.

Os efeitos são muito ruizinhos, posto que o filme é de 1988, e nessa época já temos muitos filmes onde seus efeitos resistiram bem mais a passagem do tempo. Mas, é um filme cult. É, certamente, um dos 20 ou 30 melhores filmes de um gênero específico da ficção científica que são os filmes de invasão alienígena.

Dá pra rir das roupas dos anos 80, dos penteados com mullets caprichados, estilo Chitãozinho & Chororó. Visualmente o filme não envelheceu tão bem quanto 2001, Blade Runner, ou mesmo alguns filmes do próprio Carpenter como, O Enigma do Outro Mundo, Fuga de Nova York, Starman ou Os Aventureiros do Bairro Proibido. Talvez seja um filme menor de Carpenter, mas vale muito a pena ser visto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, Maya Angelou

Top 10 Melhores Armas da Ficção Científica