A Revolução dos Bichos, George Orwell

A Revolução dos Bichos 


Em A Revolução dos Bichos de 1945 o inglês George Orwell traça um paralelo entre a degeneração da política na sociedade humana e animais em rebelião numa fazenda.


Os proprietários humanos de uma determinada fazenda são expulsos em um golpe organizado pelos porcos Napoleão e Bola de Neve.


No início da Revolução, todos os animais são considerados iguais, e todos os símbolos da época da dominação humana são demonizados. 


Porém, com o tempo, o grupo de porcos liderados por Napoleão acaba se tornando autoritário e mudando as regras estabelecidas em benefício próprio, de modo que a lei é Todos os animais são iguais, mas, uns são mais iguais que os outros…


Essa situação é uma clara referência à traição de comunistas pro Stalin que se voltaram contra aqueles que supostamente eram seus aliados também comunistas.


A Revolução dos Bichos retrata uma sociedade distópica que satiriza a Rússia soviética de Stalin capturando o clima pessimista da Guerra fria, mas que serve de aviso contra qualquer governo totalitário e fascista de hoje em dia, sendo uma leitura extremamente fascinante…





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, Maya Angelou

Todos os Gêneros da Ficção Científica - Space Opera