O Hospedeiro, Terror, Drama, Comédia e Ficção Científica


Na sua estréia, O hospedeiro tornou-se rapidamente o filme mais bem-sucedido da história do cinema coreano. 

O filme é uma mistura ao mesmo tempo cómica, melodramática, apocaliptica, aterrorizante, Cult, e que tinha tudo pra não dar certo, mas, enfim funciona perfeitamente para os dias de hoje, principalmente por estas caracteristicas estarem tão presentes nas series Coreanas, os famosos doramas, que são uma febre hoje em dia.

Sendo assim, não assista a O Hospedeiro esperando encontrar um drama trágico ou terror paralisante. Ele até tem esses elementos, mas não exatamente da forma como uma produção americana teria.


A obra do diretor/roteirista Bong Joon-ho é obviamente um filme de monstros, mas também é uma comédia e, embora o humor seja negro, também é muito engraçado em alguns momentos.

O enredo é bem direto. Uma menina é raptada por uma criatura que é o hospedeiro de um novo e mortal virus.

A familia da garota, é amalucada e disfuncional, mas amorosa, e resolve ir atrás da fera ao mesmo tempo que é perseguida pelo governa coreano, que tem a impressão de que são portadores do virus mortal.

Filmes de terror costumam se dividir em duas categorias. Há aqueles que são obvios e gritam para o público as razões por que deve sentir medo. 

Há também aqueles que almejam fazer com que a platéla pule da cadelra justamente quando parece não haver razão para temer. 

Até o monstro se revelar no climax sanguinolento e cheio de suspense, O Hospedeiro é uma mistura desses dois estilos de filme de terror e emprega os dois modos de pensar.

Outro detalhe também é que o filme usa o som de forma muito criativa. Por exemplo, acompanhamos a tela negra com ruidos que sugerem grunhidos. Mas, na verdade, os tais grunhidos vêm do encanamento de um hospital. Assim, O hospedeiro cria suspense ao fazer com que ameaças inofensivas (ou até mesmo inexistentes) soem perigosas para que, quando o monstro finalmente aparecer comendo gente e criando pânico, a susto seja multo maior. 

O hospedeiro também é irônico na sua descrição de gente comum que é envolvida subitamente em um mundo de caos e horror bizarro, algo presente com freqüencia em comédias de horror. 


Sobre o mostro de O Hospedeiro, ele é uma criatura gigantesca, mas não do tamanho de um prédio, e pode-se dizer que está no meio do caminho entre um bagre e um tiranossauro. Não apresenta um nível de perigo capaz de destruir uma cidade, mas, ainda assim é um monstro maneiro pra caramba!

Em resumo, este é um grande filme para qualquer tempo, especialmente se você gosta de terror, suspense e monstros gigantes, mesmo que o monstro aqui não seja tão gigante como Godzilla, King Kong ou Cloverfield...

Confira o vídeo sobre o filme No canal Te Conto Ficção Científica no Youtube!

https://youtu.be/hCKw2if34C0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, Maya Angelou

Top 10 Melhores Armas da Ficção Científica