O Homem Invisível, de H. G. Wells

O Homem Invisível, de H. G. Wells



A ficção científica tem uma só mãe, a inglesa Mary Shelley, mas ela tem vários pais, como o francês Júlio Verne, o norte americano Edgard Allan Paul e o inglês H. G. Wells.

Hoje vamos falar sobre o livro O Homem Invisível, de H. G. Wells e algumas de suas adaptações para o cinema…


Herbert George Wells (H.G Wells), nós já fizemos um vídeo sobre A Máquina do Tempo, Outro sobre A Guerra dos Mundos, e agora é a vez de O Homem Invisível… Dos grandes livros de Wells só falta falarmos sobre A Ilha do Doutor Moreau…

No final do ano de 1897, Wells publicou O Homem Invisível, um romance de cerca de 200 páginas, originalmente publicado em capítulos pela Pearsons Megazine, no decorrer de todo o ano. 


Hoje, O Homem Invisível é considerado um clássico da literatura, o tema da invisibilidade aparece nas histórias em quadrinhos, em desenhos animados, em filmes e séries de televisão, garantindo ao seu personagem principal um lugar entre os mais conhecidos "monstros" do terror clássico, tão conhecido quanto o vampiro, o lobisomem e o saci Pererê…

A história se passa em diferentes cidades inglesas nos anos 1800 e poucos, não lembro se o livro fala exatamente o ano em que a história acontece…

Mas, ela começa em uma cidade chamada Iping, que fica em West Sussex, quando uma pessoa, totalmente vestida, com bandagens no rosto e óculos escuros, invade uma pensão no meio do inverno, pedindo um bom quarto e privacidade exclusiva.

Todo mundo fica muito curioso pra saber o que aconteceu com aquele homem que, provavelmente deve ter sofrido um acidente que deformou seu rosto, porém, mal sabem eles que o novo hóspede não sofreu nenhum acidente, e sim que é um homem invisível…

Após alguns acontecimentos estranhos, como roubos de valores em algumas casas da cidade, as pessoas começam a desconfiar que talvez aquele homem estranho está por trás desses eventos…

Quando as pessoas começam a ficar hostis e a questionar as suas ações, o cara fica maluco, tira a roupa na frente de todo mundo e causa o caos não apenas na cidade de Iping, mas também nas cidades ao redor…

Desse ponto em diante a narrativa fica cheia de ação o tempo todo, é as pessoas caçando o homem invisível, é ele caçando as pessoas que são seus desafetos, muita correria e um prato cheio pra quem gosta de ler livros de ação…

Uma das coisas mais interessantes que se pode concluir ao ler O Homem Invisível é que o protagonista também é o antagonista dentro da história.  


Em vários momentos você sente antipatia por ele, mas, em alguns momentos você até chega a sentir pena dele…


Outro ponto interessante é que alguns filmes chamam o homem invisível de Adrian Grifin, mas, se não me engano o livro não fala qual é o seu primeiro nome, apenas o sobrenome que é Grifin…

A presença de metáforas pode ser vista em várias partes do livro. Entre elas você pode ver o medo do desconhecido, tanto daqueles ao redor de Griffin, quanto dele mesmo.

Outro aspecto a ser criticado por Wells é o mau uso da ciência, levando o protagonista a se perder em suas próprias obsessões…

O personagem principal é mais um daqueles cientistas extremamente inteligentes, que chegam a conclusão que é uma boa ideia testar uma fórmula em si mesmo…

Sem dúvida, O Homem Invisível é um clássico, um livro mais do que recomendado. Muito divertido para os fãs de leitura de ficção científica. Não tem grandes reflexões filosóficas, não é um grande estudo de personagens, Wells não era um escritor que escrevia de forma espetacular, o final do livro é um pouco apressado demais, mas, é um ótimo livro pra quem quer apenas se divertir…

Agora, vou deixar duas perguntas para quem já leu o livro e quer trocar uma ideia nos comentários…

O que teria acontecido se, no final do livro, o homem invisível tivesse alcançado seu objetivo?  

O que teria acontecido se Griffin tivesse mostrado sua descoberta à ciência?

Agora, falando um pouquinho sobre adaptações desse livro para o cinema, podemos dizer que há vários filmes sobre o homem invisível…


A primeira adaptação dessa história de H.G. Wells, é como um dos monstros clássicos da Universal, estrelado por Claude Rains e Gloria Stuart, em 1933.  


O Griffin do filme, assim como o do livro, semeia terror na população, mata pessoas e causa acidentes, e é assustador se você se deixar levar pela história e não se concentrar nós defeitos especiais…

Esse filme de 1933 foi o primeiro que usou essa temática, mas depois vieram dezenas de filmes, onde mesmo que o homem invisível não seja o personagem principal, ainda assim ele faz uma participação…

Aí vem: O Retorno do Homem Invisível; A Vingança do Homem Invisível; Memórias do Homem Invisível; O Estrangulador Invisível, A Mulher Invisível; e até Abott e Costello encontram o Homem Invisível…


No ano 2000, foi.lançado um filme chamado O Homem Sem Sombra, dirigido por Paul Verhover, o mesmo diretor de Robocop…

A história é bem simples, em um laboratório militar ultrassecreto, um grupo de cientistas descobre a fórmula da invisibilidade. 

Aí o cientista chefe, que é o mais inteligente de todos, resolve testar se a fórmula funciona bem em seres humanos e é claro testa em si mesmo. 


Entretanto, a equipe ainda não tinha descoberto o antídoto para a fórmula e o tal cientista, que nessa versão é Sebastian Carne, interpretado por Kevin Bacon, fica cada vez mais paranóico e começa a ser uma ameaça pra todos os seus companheiros…

O filme é bem legal, e os efeitos especiais também são legais, tendo em vista que o filme já tem mais de 20 anos…

Já em 2020 estreiou O Homem Invisível, do diretor Leigh Whannell, que recentemente fez o filme Upgrade, que é um terror de ficção científica…


O filme transformou o romance original de H. G. Wells em um retrato perturbador de relações tóxicas e abusivas que mete medo, e se revela como um longa-metragem fantástico que funciona como suspense, como terror e como ficção científica…

Apesar de se encaixar mais facilmente no gênero do thriller psicológico, o filme mostra níveis de tensão típicos do terror mais tradicional.


Ponto altíssimo do filme é a ausência de jumpscares… Eu não gosto de filmes de terror, e odeio jumpscare. Pra quem não sabe, jumpscare é aquela cena do susto que faz você pular da cadeira…

A cena está indo bem serena, quando do nada aparece alguma coisa assustadora junto com uma trilha sonora no último volume…

Se você também não gosta de jumpscare, fica tranquilo, pois tem várias cenas que poderiam ter jumpscare, mas, o diretor faz a opção de ir por outro caminho, e isso é muito bom. O filme consegue manter a tensão lá no alto sem apelar para sustos vazios…


Olha, eu gostei bastante do estilo do filme, aqui o personagem pode reverter o processo da invisibilidade na hora que quiser, e o diretor que também é o roteirista do filme faz várias reviravoltas muito boas, mas, o grande fator que eleva o filme para um patamar muito mais elevado tem nome e sobrenome, e não são outros senão os de Elisabeth Moss. 


A atriz californiana mais uma vez mostra uma extraordinária qualidade de atuação, ela arrasou em Nós, de Jordan Peele, e também manda muito bem na série O Conto da Aia, ou The Handmaid Tales…


Sua atuação da incrível credibilidade à personagem Cecilia Kass, que é assediada por um dos vilões mais abomináveis e poderosos ​​dos últimos tempos…

E sem contar que se houvesse um troféu Sarah Connor, Elisabeth Moss ganharia com louvor pelo filme O Homem Invisível de 2020…

Na minha opinião, essa mais recente aparição do personagem do homem invisível no cinema é a melhor de todas, e o personagem Adrian Griffin desse filme é de longe o mais inteligente e sociopata de todos os homens invisíveis do cinema…

'O Homem Invisível' tem uma direção sóbria e impecável, uma atuação principal digna de receber prêmios e um tema extremamente atual que justifica por si só resgatar um clássico que já foi filmado várias vezes e transformá-lo em um remake que vale a pena assistir, o que já é coisa pra caramba, já que hoje em dia a maioria dos remakes é vazio e ruim… E você pode aproveitar que está disponível na Amazon Prime vídeo e vale muito a pena assistir O Homem Invisível…



 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, Maya Angelou

Todos os Gêneros da Ficção Científica - Space Opera