A Ficção Científica e o Oscar de Melhor Filme

A Ficção Científica e o Oscar de Melhor Filme




Não é segredo que o Oscar nunca gostou de reconhecer filmes de gênero.

Filmes de ficção científica, de terror ou de comédia não são bem vindos na maior premiação do cinema mundial. 


A ficção científica sempre recebeu muitas indicações em categorias técnicas do Oscar, mas nunca teve sorte quando se trata da categoria mais importante, que é a de Melhor Filme.  

Até o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Satnley Kubrick,considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, foi rejeitado na categoria de melhor filme…


Hoje nós vamos falar dos filmes de ficção científica que concorreram ao Oscar de Melhor Filme…

***

Laranja Mecânica, 1971


Em 1968, 2001: Uma Odisseia no Espaço pode ter sido preterido para Melhor Filme, mas pelo menos Stanley Kubrick ainda tem a distinção de dirigir o primeiro filme de ficção científica a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. 

A conquista veio com Laranja Mecânica. 

Verdade seja dita que provavelmente os votantes da Academia do Oscar não perceberam tanto os elementos de ficção científica no enredo do filme, e por essa razão acabaram indicando ele.

Embora Laranja Mecânica seja sobre um futuro distópico, o tom futurista não é tão exagerado, e a ótima atuação da estrela, Malcolm McDowell, talvez tenha convencido os votantes que embora o filme fosse ficção científica, merecia uma chance…

***

Star Wars, 1977


Em 1977 foi a vez de Star Wars ser indicado a melhor filme do ano.

A saga Star Wars costuma aparecer nas categorias técnicas do Oscar, mas nunca entra em outras categorias como roteiro, direção ou melhor filme.  

No entanto, o filme original – Star Wars agora conhecido como Episódio IV – tem a distinção de ser o único da franquia a concorrer ao Oscar de Melhor Filme.  

Star Wars foi um marco cultural em 1977, um estrondoso sucesso de bilheteria, e  talvez por isso os membros da Academia sentissem que não tinham escolha a não ser reconhecer o épico espacial de George Lucas como merecedor de estar entre os indicados ao maior prêmio da noite…

***

E. T. O Extraterrestre, 1982


Steven Spielberg é um grande diretor, e nós fizemos uma lista dos 10 melhores filmes de ficção científica dele, e vamos deixar um card pra você assistir depois se quiser.

Em 1982 ele dirigiu E. T. O Extraterrestre, e conquistou  os corações de público e crítica. 

Mesmo o mais ferrenho eleitor anti-sci-fi não poderia argumentar contra este filme.

E ele já apareceu em outros vídeos aqui no canal, inclusive no top 10 monstros fofinhos da ficção científica…

***

Avatar e Distrito 9, 2009


Após a indicação de ET para Melhor Filme, levou vários anos para a Academia reconhecer outro filme de ficção científica na categoria de Melhor Filme e, quando o fez, foram dois filmes do gênero no mesmo ano.  

Em 2009 o combo formado por James Cameron de Avatar e Neill Blomkamp de Distrito 9 foi o escolhido para representar a ficção científica no Oscar.

Distrito 9 utiliza alienígenas como representação da política do Apartheid na África do Sul.  

Por sua vez, Avatar parece ser um caso semelhante a Guerra nas Estrelas, seu impacto cultural foi tão grande que não pode ser ignorado.

***

A Origem, 2010


A Origem é um filme de 2010 que concorreu ao Oscar de Melhor Filme em 2011.

O filme de alto conceito de Christopher Nolan deu um nó na cabeça dos votantes e foi o primeiro filme de Nolan a ser indicado para Melhor Filme.

***

Gravidade, de Alfonso Cuaron e Ela, de Spyke Jonze, 2013


Gravidade foi um dos filmes que mais receberam indicações no Oscar 2014 e acabou levando para casa vários troféus, incluindo o prestigiado prêmio de Melhor Diretor para Alfonso Cuaron.

Claramente, os votantes do Oscar ficaram impressionados com a capacidade do diretor Alfonso Cuarón de fazer o espectador se sentir como um astronauta preso em órbita.

Ao lado de Gravidade estava a peculiar história de amor entre um homem e o sistema operacional do seu celular, contada pelo filme Ela, que apresenta uma interpretação magistral de Joaquim Phoenix.

Com Spike Jonze escrevendo o roteiro e dirigindo o filme, e Joaquin Phoenix estrelando, não foi surpresa que essa singela história tenha entrado na categoria de Melhor Filme.

Porém, Gravidade e Ela perderam a estatueta de Melhor Filme para 12 Anos de Escravidão, que também é magistral!!!


***

Mad Max: Estrada da Fúria, e Perdido em Marte, 2015

Em 2015, a tendência de ter dois filmes de ficção científica indicados a Melhor Filme continuou.  

Por um lado, George Niller apresentou uma versão infernal (porém bastante elegante) do apocalipse ecológico em Mad Max: Fury Road.  

No outro, Ridley Scott deu ao público uma história agradável sobre um astronauta que persevera diante das probabilidades mais esmagadoras imagináveis, mostrando Matt Damon comendo batatas plantadas no cocô…


Nenhum dos filmes ganhou naquele ano, mas estava ficando cada vez mais claro que elementos de ficção científica não seriam mais um impedimento para um filme ser indicado ao  Oscar de Melhor Filme…

***

A Chegada, lançado em 2016, concorreu ao Oscar de Melhor Filme no ano seguinte, 2017.

Denis Villeneuve fez a academia se emocionar o suficiente para dar a indicação para A Chegada.


Um pecado foi deixarem de fora a atriz Ami Adams que merecia muito a indicação a melhor atriz.

***

Em 2018 temos o filme Pantera Negra.

Se há um gênero que a Academia despreza ainda mais do que a ficção científica, o terror ou a comédia, são os filmes de super-heróis. 


Apesar disso, Pantera Negra se tornou o primeiro filme de super-herói a entrar na lista de melhores filmes, algo que O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan de 2009 não conseguiu. 

O elenco do filme é composto principalmente por atores e atrizes negros, e talvez isso tenha pesado na indicação, numa tentativa de mostrar que o Oscar não é tão branco assim, e dá ouvidos aos clamores por mudança e mais representatividade…

***

Agora, em 2021,  Duna é o segundo filme dirigido por Denis Villeneuve a ser indicado para Melhor Filme.  


A questão é se será capaz de realizar o que A Chegada não conseguiu e afirmar ser o primeiro filme de ficção científica a levar para casa o troféu.  

As chances não são grandes, especialmente considerando a recusa da Academia em homenagear filmes de ficção científica.  

Mas mesmo que Duna não ganhe o Oscar, ainda há a esperança de ganhar com sua sequência, assim como aconteceu com O Senhor dos Anéis O Retorno do Rei, que só foi premiado quando fechou a história com louvor…

Então, ainda há chance de Duna se tornar o primeiro filme de ficção científica a ganhar o Oscar de Melhor Filme…


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, Maya Angelou

Todos os Gêneros da Ficção Científica - Space Opera