O Fim da Infância, de Arthur C. Clarke




O Fim da Infância, de Arthur C. Clarke

Arthur C. Clarke foi, além de um grande cientista, um grande escritor de ficção científica.

E hoje nós vamos falar um pouco sobre um livro clássico desse famoso autor. 

O Fim da Infância, romance publicado pelo autor britânico em 1953, em plena guerra fria, narra mais uma invasão extraterrestre ao planeta Terra, porém, dessa vez, o objetivo dos aliens é contribuir para que a humanidade transcenda a si mesma...

Seja bem vindo ou bem vinda ao T. Conto, meu nome é Peu e eu estou falando da Terra...

O Fim da Infância tem como tema a futura evolução da humanidade. E isso era bastante atual, pois na época do lançamento do livro a humanidade havia saído a menos de uma década da Segunda Guerra Mundial, e já tinha embarcado na Guerra Fria.

O mundo vivia sob o receio de uma guerra atômica entre as duas superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética.

E no meio desse cenário, uma raça alienígena chega ao planeta e trás consigo a paz, a prosperidade, e o fim das guerras. 

Porém, a questão é: qual o verdadeiro objetivo desses alienígenas?

O tema é muito atual, até hoje nós vemos na literatura, no cinema, na televisão várias histórias narrando o primeiro contato da humanidade com seres alienígenas.

Mas, então, qual é a diferença, por que você deve ler O Fim da Infância?

Bem, Arthur C. Clarke nos relata no livro uma invasão pacífica da Terra por parte de uma raça alienígena muito mais avançada do que a gente, e que trazem a superação dos problemas da humanidade com o objetivo de conduzir o homem a uma evolução...

Mas, a questão é, como essa evolução vai acontecer?

A história está dividida em vários episódios que mostram a chegada dos extraterrestres ao planeta, as primeiras reações das pessoas a esses extraterrestres, a convivência entre essas duas raças e suas consequências, a vontade das pessoas de descobrir quem são esses extraterrestres e de onde eles vieram, e também como vai acontecer essa evolução humana que está sendo oferecida.

O livro propõe uma reflexão sobre o estado da humanidade e seu processo de evolução como espécie.

Podemos dizer que é um livro mais interessado em reflexões filosóficas e existenciais, não tem muita ação, várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, não tem um protagonista, ou um antagonista, é um livro que apresenta ideias.

Então você talvez possa pensar que é uma história chata, parada, lenta, mas, a verdade não é essa. Tem bastante ação no enredo, mas, não é uma ação tipo a de um filme do Maicon Bay, como Transformers, seria mais parecido com um filme do Dennis Villeneuve, como A Chegada.

O romance gera em nós uma grande intriga, uma grande duvida sobre as verdadeiras intenções dos extraterrestres, e o final vai te desafiar a encontrar uma resposta satisfatória para a questão da evolução humana. 

Será que ela é boa realmente? 

Será que essa evolução não pode ser ao mesmo tempo trágica?

Tipo, a humanidade vai evoluir, mas, evoluir para se tornar o quê?

O Fim da Infância acabou se tornando o primeiro livro de Arthur C. Clarke que ficou famoso. Depois dele vários outros livros de Clarke também atraíram a atenção do público e da critica, mas mesmo depois de 60 anos desde o seu lançamento, O Fim da Infância continua sendo uma leitura instigante para os amantes da ficção científica.

Ele é um ótimo exemplo de ficção científica Hard, e de certa forma me lembra bastante o final do filme 2001, Uma Odisséia no Espaço, do diretor Stanley Kubrick, com roteiro do próprio Arthur C Clarke baseado em um conto seu chamado A Sentinela.

O livro é um clássico da ficção científica..

Se não gostou manda pro espaço!

Vêm que eu te conto!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, Maya Angelou

Todos os Gêneros da Ficção Científica - Space Opera