Top 10 Fatos Sobre a Franquia Um Lugar Silencioso

Top 10 Fatos Sobre a Franquia Um Lugar Silencioso


Hoje eu  vou falar 10 fatos sobre a franquia Um Lugar Silencioso, uma história onde uma família precisa sobreviver em meio a uma invasão alienígena onde literalmente se ficar o bicho pega, se correr o bicho come…


https://youtu.be/P2BLQxzK67c


Vale adiantar que o segundo filme é tão bom quanto o primeiro...

Um Lugar Silencioso, filme de 2018, e agora o segundo filme da série, Um Lugar Silencioso Parte 2, que teve seus planos de lançamento frustrados por conta da pandemia, mostram um cenário pós-apocalíptico, onde a Terra foi destruída por monstros que atacam quando escutam um menor sinal de barulho. 


Número 10.

Em Um Lugar Silencioso os protagonistas são os membros de uma família, que moram em uma fazenda nos Estados Unidos, e realizam as atividades do dia-a-dia e tentam se manter em total silêncio para não atrair a atenção dos alienígenas que rondam a sua casa e podem aparecer do nada no menor barulho que fizerem.


Mas, o problema é que eles têm crianças, e a mãe está grávida e vai entrar em trabalho de parto em breve. Tenso, né?

Em Um Lugar Silencioso Parte 2, essa mesma família precisa se deslocar em busca de outro lugar silencioso para morar, e acaba descobrindo que nesse mundo pós-apocaliptico os monstros não são a única coisa que eles precisam temer…

Na verdade, em praticamente todas as histórias do gênero os seres humanos são um perigo muito maior do que o perigo não humano que ronda os personagens...


Número 09.

John Krasinski ficou famoso por  interpretar o personagem Jim na  série de comédia The Office. 


Jim é um cara boa praça, brincalhão, apaixonado e um dos únicos que parecem ter noção do ridículo de várias situações que acontecem no escritório da empresa de papel Dundler-Mifflin.

Quando foi anunciado que Krasinski iria dirigir e protagonizar um filme de suspense sobre invasão alienigena, muita gente não acreditou no potencial dele.

Mas, John Krasinski arrasou, que homem meus amigos, que pai maravilhoso! Ele vai se desdobrar para proteger sua esposa e seus filhos daqueles monstrengos que podiam trabalhar como bibliotecários.

Ele mostrou que atores de comédia podem ser também ótimos diretores de filmes de suspense e terror, como Jordan Peele de Corra! e Nós, por exemplo...


Número 8.

Emily Olivia Leah Blunt.

Emily Blunt é uma atriz britânica, naturalizada norte-americana que  após interpretar vários papeis na televisão britânica, ganhou sucesso internacional pela comédia O Diabo Veste Prada, onde atuou ao lado de Meryl Streep e Anne Hathaway.


Mas, nos últimos tempos, parece que Emily Blunt se encontrou também no nicho de ação e ficção científica. Podemos vê-la em Looper: Assassinos do Futuro, Sicario e No Limite do Amanhã.

E eis que em 2018 ela surge como uma gestante super casca-grossa que vai fazer de tudo para conseguir ter seu bebê sem nem gritar na hora do parto...

Que mulher meus amigos, que mãe! Ela é, talvez a personagem que mais passou por dor física e psicológica nos filmes de ficção científica recentes...

E no segundo filme da série ela se torna mais ainda no esteio da família. Ela parece uma ursa protegendo seu filhote do Leonardo DiCaprio...

Emilly Blunt é a puérpera matadora de monstros mais durona que a ficção científica já produziu...


Número 7.


Os atores Emily Blunt e John Krasinski são um casal na vida real! 

No filme nós percebemos que eles possuem muita química juntos, e passam mesmo a ideia de serem uma família verdadeira.

Em novembro de 2008, eles começaram a namorar, em 28 de agosto de 2009, eles anunciaram o noivado. E em 10 de julho de 2010, eles se casaram em uma pequena cidade na Itália.

No domingo, 16 fevereiro de 2014, nasceu a primeira filha do casal, Hazel Krasinski, e John correu para o Twitter e postou: "Queria dar a notícia diretamente! Emily e eu estamos incrivelmente felizes em receber a nossa filha, Hazel, ao mundo hoje!”.

Em 04 de Julho de 2016, nasceu a segunda filha do casal, Violet Krasinski.

John correu novamente para o Twitter e escreveu: "Tem maneira melhor que comemorar o 4 de Julho que anunciar o quarto membro da nossa família?”

Por sua vez, Emily Blunt disse brincando em uma entrevista  que durante a primeira  gestação ela foi extremamente paparicada, e se sentiu o centro do universo, já na segunda gravidez foi tipo: "Olha! Ela está grávida de novo! Legal!”


Número 6.


Um Lugar Silencioso foi o primeiro trabalho de Blunt e Krasinski juntos. 

Em entrevista,  Emily Blunt disse que ambos ficaram desconfortáveis, pois geralmente eles eram acostumados a assistir aos filmes,  a ser a audiência um do outro. 

Já Krasinsk, quando as gravações do primeiro filme terminaram, disse que “sem dúvida, essa era a melhor colaboração que ele já teve na vida”.

Em Um Lugar Silencioso 2, tem uma cena que a própria Emily Blunt dirigiu um carro de ré a 65 quilômetros por hora, e ela dispensou completamente o uso dublês para gravar a cena.

Krasinski disse que temeu bastante a segurança da sua esposa e quando estavam filmando chegou a pensar que passaram do limite, e que isso podia resultar em um acidente sério...

Será que essa história de não usar dublês nas cenas de ação não é uma influência de Tom Cruise, com quem ela trabalhou em No Limite do Amanhã?


Número 5.


Na trama, os filhos são interpretados por Millicent Simmonds e Noah Jupe. 

A atriz é surda não apenas no filme, mas, também na vida real, e foi uma exigência de Krasinski que a personagem fosse vivida por uma jovem atriz com deficiência auditiva de verdade.

Ambos os atores estão bastante convincentes, Noah como o filho do meio que tem um medo gigantesco das criaturas, e Millicent como a adolescente que fará um monte de burradas que vão colocar ela mesma e os outros em várias situações de perigo.

No segundo filme, conseguimos perceber que embora na cronologia da história a ação aconteça em uma sequência direta do final do primeiro filme, o tempo entre a gravação dos dois filmes acabou transformando Noah num menino nos primeiros anos da adolescência, e agora é o personagem de Noah que tem o papel de fazer coisas que colocam tudo a perder...


Número 4.


Aqui vamos falar sobre a personagem de Millicent Simmonds.

Se no primeiro filme ela é apenas uma garotinha teimosa, em Um Lugar Silencioso Parte 2 ela continua teimosa, mas, é forte, determinada e corajosa como nem mesmo adultos conseguem ser muitas vezes...

Que garota, meus amigos! É quase um cruzamento do DNA do capitão Nascimento com a tenente Ellen Ripley...

Ela é a filha que Sara Connor sonharia em ter...


Número 3.


Eu gosto de Cillian Murphy. 

Murphy tem várias colaborações com o diretor Christopher Nolan, interpretando o vilão Espantalho na trilogia do Cavaleiro das Trevas que começou em 2005 e foi até 2012…

Tudo bem que seu papel não é muito grande, mas, mesmo assim ele está muito bem…

Murphy apareceu também em A Origem de 2010, e no drama de guerra Dunkirk em 2017, contando pelo menos 5 participações em filmes de Christopher Nolan.

Em 2007 ele participou da ficção científica Sunshine, Alerta Solar, e em 2011 ele Interpretou um detetive que persegue Justin Timberlake no filme O Preço do Amanhã.

Em Um Lugar Silencioso Parte 2 ele está super convincente na pele de um homem durão que consegue sobreviver a invasão alienigena em uma fábrica abandonada.

E ele faz uma ótima parceria com a personagem de Millicent Simmonds. Embora o pai dela, Lee Abbott, não esteja presente, o personagem de Cillian Murphy é tão durão e protetor quanto ele…

Mesmo que no início ele relute em ajudar àquela família, pois crianças em um mundo pós-apocalíptico são um convite para todos serem devorados pelos monstros, depois ele vai ajudar, tentando corrigir falhas do passado…

E olha, o cara é brado!!! 


Número 2.


Stephen King, é talvez o maior escritor de livros de terror de todos os tempos, e ele gostou bastante do primeiro Um Lugar Silencioso e fez um grande elogio ao filme.

“UM LUGAR SILENCIOSO é um trabalho extraordinário. Atuação maravilhosa, mas a principal coisa é o SILÊNCIO e como isso faz o trabalho da câmera ficar ainda mais importante, como poucos filmes conseguem fazer.”

De fato, Um Lugar Silencioso é quase um filme mudo, e o trabalho de edição de som do filme é primoroso.

E olha, Stephen King não é o único mestre do terror que elogiou Um Lugar Silencioso não!

William Friedkin, diretor do filme O Exorcista, um dos filmes mais icônicos e clássicos do gênero  do terror,  fez um post em seu Twitter oficial elogiando Um Lugar Silencioso 2!

No post, ele afirmou que o novo longa "é um filme de terror clássico" e que depois de um grande hiato por causa da pandemia, Um Lugar Silencioso Parte 2 estava sendo o responsável pelo retorno do cinema com força total!

Ele disse:  "O cinema está de volta!".


Número 1.


Os monstros de Um Lugar Silencioso precisam ter um lugar de destaque nessa lista.

Eles são de outro planeta, mas, essa invasão alienígena é completamente diferente de todas as outras apresentadas nos filmes de ficção científica.

Não existe uma invasão coordenada, com grandes planos para conquistar a Terra, com criaturas pensantes e que dominam uma tecnologia extremamente mais desenvolvida que a nossa.

É bem provável que essas criaturas vieram de um planeta  sem  luz, e por isso elas não precisam de olhos, mas podem caçar pelo som. 

Elas também desenvolveram uma forma de proteção, que faz um tipo de exoesqueleto extremamente resistente, e é o motivo pelo qual elas são à prova de balas, fogo, etc...

Mas, se não dominam uma tecnologia avançada que as possibilite realizar viagens interestelares, como elas chegaram aqui na Terra?

Então, o exoesqueleto desses monstros é tão poderoso que pode ter feito com que eles  suportassem  à explosão do seu planeta-natal e pudessem sobreviver em meteoros, aguentando a radiação e o frio do espaço com relativa facilidade...

Quando os fragmentos desses meteoros entraram em rota de colisão com a Terra, eles se tornaram uma espécie invasora que foi catapultada diretamente para o topo da cadeia alimentar do nosso planeta.

Até o momento em que eles se abram e se exponham, eles são totalmente invulneráveis. Depois que se abrem, é possível derrotá-los, pois por baixo da sua armadura, do seu exoesqueleto, eles possuem matéria orgânica vulnerável e frágil como qualquer outro animal da Terra...

Com apenas dois filmes no currículo eles já são uns dos monstros alienígenas mais terríveis da Ficção Científica...


Tem muita gente dizendo que os dois filmes são muito curtos, e que acabam de maneira muito abrupta, parecendo um episódio de uma série…

Particularmente estas são as características que eu mais gostei…

Eles não ficam enchendo linguiça, não ficam enrolando com detalhes desnecessários e deixam um gostinho de quero mais…

Eu quero saber mais sobre esses Monstros e quero ver mais um filme dessa série...

Um Lugar Silencioso Parte 2 é tão bom quanto o primeiro, e é eletrizante!

Assista ao vídeo 10 Fatos Sobre A Franquia Um Lugar Silencioso no canal do YouTube T. Conto Ficção Científica:

https://youtu.be/P2BLQxzK67c




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, Maya Angelou

Todos os Gêneros da Ficção Científica - Space Opera