O Conto da Aia, de Margaret Atwood

O Conto da Aia, de Margaret Atwood


É uma versão distópica de um futuro não muito distante, que retrata uma versão dos Estados Unidos na qual o estabelecimento de uma teocracia cristã levou a perda das liberdades de todos os cidadãos em geral, mas, que é ainda mais terrível para as mulheres.


Nesse futuro, o fundamentalismo religioso dividiu as pessoas em castas e classes socias que são identificadas até por cores de roupas  específicas.


A escritora faz comentários sobre as desigualdades dos nossos dias, nos dando um alerta sobre o que o fundamentalismo religioso pode fazer com a nossa sociedade.


A narradora é Offred, uma aia ou concubina para fins reprodutivos, em uma era onde a maioria das mulheres não pode ter filhos…


Seu dono desenvolve sentimentos por ela e lhe dá privilégios além de acesso a alguns segredos do regime, porém, isso por si só não faz a vida de Offred ser melhor, muito pelo contrário…


Mais tarde na história ela se envolve em um movimento de rebelião contra o sistema…


Essa é uma das melhores distopias que a ficção científica já produziu, tem uma personagem mulher, é escrita por uma mulher, e fala sobre injustiças feitas contra mulheres…



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, Maya Angelou

Todos os Gêneros da Ficção Científica - Space Opera