Todos os Gêneros da Ficção Científica - Steampunk

Steampunk também conhecido como Vapor Punk ou Tecnavapor é um subgênero da ficção científica que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. 

Trata-se de histórias ambientadas a maioria no passado, principalmente na era vitoriana, mas nada impede também que algumas histórias sejam ambientadas nos nossos dias, ou mesmo no futuro, porém, as histórias que acontecem nos tempos atuais ou no futuro são em uma linha temporal um pouco diferente da nossa.

E as diferenças vão ser muito visíveis no vestuário dos personagens, na tecnologia apresentada, nas armas, e por aí vai…

Então, como eu falei antes, você bate o olho em uma obra steampunk, e você já sabe que é steampunk, por conta das roupas dos personagens, da tecnologia apresentada, das armas…

Isso se dá por que no universo steampunk, as descobertas científicas e o desenvolvimento que esse avanço causou, ocorreram muito mais cedo do que na História real.

Por exemplo, imagina se o computador, ou a bomba atômica, ao invés de terem sido criados no século 20 tivessem surgido no início do século 19…

Mais do que isso, imagina que essas coisas modernas foram construídas por meio do uso de materiais que existiam lá no século 19…

Aí você vai ver computadores de madeira, carros e aviões a vapor, e principalmente dirigíveis, muitos dirigíveis…

Enquanto a ficção científica moderna é inspirada nas viagens espaciais e no contato com sociedades extraterrestres, no estilo Steampunk é mais comum vermos histórias que se passam aqui na terra mesmo…

Agora, uma coisa interessante é que mesmo que a tecnologia apresentada nesse gênero seja a base de vapor, madeira e engrenagens de bronze, isso não significa que ela fique devendo alguma coisa para a tecnologia que nós temos hoje, na verdade, algumas histórias apresentam tecnologia até mais avançada que a de hoje em dia. 

Não sei se você se lembra das aulas de história e geografia que falavam sobre a Revolução Industrial…

Lembra que havia a divisão de primeira Revolução Industrial, segunda Revolução Industrial, terceira Revolução industrial?

É como se as histórias desse gênero se concentrassem apenas na fase da primeira Revolução Industrial…

O termo "steampunk" se originou no final dos anos 1980 como uma variante do gênero "cyberpunk". 

Basicamente o gênero steampunk nasceu de escritores que começaram a escrever histórias que eles queriam que fosse identificadas como cyberpunk, mas continham muitas diferenças em relação ao gênero já consolidado do cyberpunk…

Essas histórias eram ambientadas no passado, usando tecnologia da era do vapor em vez da tecnologia cibernética…

As características dessas histórias que estavam surgindo eram muito diferentes das histórias cyberpunk, a única coisa que era igual era a atitude punk dos protagonistas.


O Punk é um movimento artístico de contracultura, que surgiu primeiro na música e depois passou para outras formas de arte.


A ideologia do movimento punk prega o antiautoritarismo, a liberdade, a anarquia, a oposição ao consumismo desenfreado e vários outros comportamentos de afronta aos governos, às elites e ao status quo…

Na literatura, os personagens cyberpunk, steampunk, dieselpunk, biopunk e todos os outros subgeneros punks apresentam em comum sentimentos como o pessimismo em relação ao governo, a revolta, a ira e a rebeldia em relação às figuras em posição de autoridade, e geralmente acabam lutando por algum tipo de reforma político-social, mesmo que no início das histórias esses protagonistas não tenham bem em mente o que estão fazendo e o que querem realmente.

Aproveitando que eu falei dos vários subgêneros punks, é bom destacar também que apesar de muitas obras steampunk serem ambientadas em cenários vitorianos, o gênero tem se expandido até para cenários medievais, o que acaba criando outros subgêneros, e ele é um gênero da ficção científica que geralmente passeia por outros gêneros como o terror e a fantasia. 

É muito comum você encontrar histórias que tenham vários e vários elementos steampunk, mas sejam mais centradas na fantasia ou no terror do que na ficção científica…

As grandes influências do steampunk são Júlio Verne, H. G. Wells, Mary Shelley, e outros nomes importantes da ficção científica…

Uma obra incontornável no gênero é A Máquina Diferencial (1990), escrito por William Gibson e Bruce Sterling.

William Gibson é considerado o pai do Cyberpunk, e é um dos criadores também do Steampunk…

A Máquina Diferencial é um livro básico pra quem quer conhecer o gênero…

No cinema As Loucas Aventuras de James West, com Will Smith, de 1999, é steampunk.


Assim como Stardust, O Mistério da Estrela, de 2007.


Máquinas Mortais, de 2018.


A Máquina do Tempo, de 2002.


Cidade das Sombras, de 2008.


 A Invenção de Hugo Cabret, de 2011


A Liga Extraordinária, de 2003


Van Helsing, de 2004.


Capitão Sky e o Mundo do Amanhã, de 2004.


O Grande Truque, do Christopher Nolan, de 2006.


E vários outros…

Aqui no Brasil, não podemos deixar de falar da série A Todo Vapor, lançada em 2020, que é steampunk, brasileira, e está no catálogo da Amazon Prime…


Também tem uma série de livros chamada Brasiliana Steampunk é uma série de fantasia, com seu primeiro livro lançado em 2014, escrita pelo autor brasileiro Enéias Tavares, que é também um dos produtores da série A Todo Vapor…


Essa série tem bastante semelhança com A Liga Extraordinária, onde os personagens da série são personagens saídos de vários livros da literatura brasileira…

Um outro nome muito importante no steampunk brasileiro é a escritora Nikelen Witter, que é também professora, historiadora e já ganhou vários prêmios literários escrevendo histórias steampunk…


Até a próxima, com mais gêneros legais da Ficção Científica!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, Maya Angelou

Todos os Gêneros da Ficção Científica - Space Opera