Sobre os livros que li - BLADE RUNNER

Blade Runner ou Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas?






Recentemente li o livro Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas?, de P. K. Dick. Poucos autores conseguem criar universos tão ricos quanto Dick.

Nesta obra nós somos apresentados a um mundo distópico, apocalíptico, onde a poeira e a radioatividade acabaram com praticamente toda a vida animal. Ter um animal, qualquer que seja, é um sinal de grande status e distinção social.
O protagonista, Deckard, é um policial que aceita caçar um grupo de andróides pensando em ter algum dinheiro para substituir sua ovelha elétrica por uma de verdade.

Enquanto somos conduzidos pela caçada, somos apresentados a um tipo de religião, o mesmerismo, e a um programa de TV e rádio de um andróide chamado Buster Amigão. Há um duelo entre eles pela preferência das pessoas. Deckard se questiona, em dado momento, se ele mesmo não é um andróide, e acaba traindo a esposa com uma andróide.

No livro percebemos temas recorrentes em Dick, a religiosidade, a existência do real, o futuro caótico, etc. Certamente é um livro que merece ser lido, ainda mais com o avanço tecnológico que promete desenvolver a inteligência artificial e, quiçá, andróides funcionais em bem pouco tempo.

Entretanto, o filme Blade Runner, dirigido por Ridley Scott e baseado nesta história, me pareceu mais completo que o livro. Parece que muita gordura foi deixada de fora, resultando numa obra muito mais enxuta.

Quem leu o livro consegue perceber que muitas coisas do enredo do livro estão presentes, mesmo que não sejam aprofundados, o que de certa maneira faz com que uma obra complemente a outra.

O filme me parece mais filosófico, e faz o desespero dos andróides por mais algum tempo de vida ser mais pungente. O embate entre os personagens Deckard e Batty no final demonstra o quanto Batty, o andróide, era humano, e sua frase final é, talvez, o epitáfio mais forte para a pequenez humana.

No fim do filme mais do que no livro nós ficamos com uma pergunta ressoando: seriam os andróides mais humanos do que os humanos que os perseguem? 

O lançamento da continuação deste filme está marcado para 05/10/2017. Ele foi dirigido por Denis Villeneuve, o mesmo diretor do ótimo A Chegada. Os trailers já estão no YouTube. Parece que ele fez um bom trabalho. Eu torço para que essa continuação seja digna da obra prima de Ridley Scott.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway

Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, Maya Angelou

Todos os Gêneros da Ficção Científica - Space Opera